29/08/2018

Coaching

O que é Coaching?

É um processo que visa aumentar o nível de resultados positivos de um indivíduo, times ou empresas.

Esse processo é extremamente eficiente para elevação do desempenho, aumento da autoconsciência, o foco em resultados, a otimização das estratégias de pensamento, sentimento e decisão, bem como focar fortemente em ação e aprendizado com melhora contínua e consequente aumento de conquistas e resultados.

Professional Coaching

É um processo no qual o Coach forma uma parceria de resultados com o Coachee (cliente) contribuindo para que ele atinja seus objetivos e promova melhorias em sua vida. Esses objetivos podem se referir a diferentes aspectos da vida do Coachee, como: 

Mudanças comportamentais

Relacionamentos

Desenvolvimento de competências

Evolução profissional

Aumento de performance

Bem-estar e qualidade de vida

Prosperidade

Liderança

Life Coaching

Dentro do Professional Coaching optei por trabalhar no seguimento Life Coaching ou Coaching de Vida.

Mas afinal, o que é Life Coaching? 

Quando nos referimos a Life Coaching ou Coaching de Vida, estamos falando de um seguimento voltado exclusivamente ao âmbito pessoal que proporciona ao indivíduo maior controle sobre sua própria vida, garantindo desenvolvimento das suas habilidades e a concretização de seus objetivos.

A proposta é agregar valor a temas importantes da vida do Coachee (cliente) como autoconhecimento, relacionamentos afetivos, comunicação interpessoal e finanças são algumas da inúmeras questões que podem ser trabalhadas entre o Coach e Coachee nas sessões de Life Coaching.

Como o Life Coaching pode contribuir com o crescimento pessoal e profissional?

O ser humano está em constante busca pelo crescimento e evolução tanto pessoal como profissional, levando em consideração que vida pessoal e profissional anda de mãos dadas. Isto faz com que sua vida pessoal influencie no seu desempenho profissional e vice/versa, por isso é importante que haja equilíbrio entre ambas.

O Life Coaching também trabalha para identificar resultados atuais, busca identificar o desempenho da pessoa e o que lhe impede de conquistar seus objetivos, metas pessoais e profissionais oferecendo orientação nesta grande e importante viagem que é o autoconhecimento.

Entre os benefícios que Life Coaching pode proporcionar para melhoria e crescimento do Coachee, podemos listar: 

Revisão do próprio projeto de vida

Conhecimento sobre novas maneiras de se comportar

Coragem para buscar viver a sua missão de vida

Desenvolvimento de novas habilidades

Redução de stress

Mudança de pensamentos sabotadores e limitantes

Melhora nas relações interpessoais e profissionais

Descoberta de talentos

Gerenciamento de tempo

Inteligência Emocional

Ganho na qualidade de vida

Importante ressaltar que o processo do Life Coaching ou Coaching de Vida é ideal para pessoas que estão dispostas a dar um novo rumo à sua trajetória de vida ou assumir as rédeas da mesma.  

Quando a pessoa decide fazer sessões de Life Coaching, está assumindo para si a responsabilidade na busca por resultados, realizações e consequente melhora contínua dos resultados e na qualidade de vida.

Coaching X Psicologia

É muito comum as pessoas perguntarem se o processo de coaching funciona como psicoterapia. É importante esclarecer que são procedimentos bem distintos, contudo tem como objetivo o investimento no desenvolvimento do ser humano. 

A psicoterapia é exercida por um profissional com formação em faculdade de Psicoloqia, com duração de cinco anos. A psicoterapia visa trabalhar o autoconhecimento da pessoa possibilitando mudanças nos pensamentos, sentimentos e comportamentos do cliente (paciente) a fim de ajudá-lo no seu crescimento pessoal e  profissional, além de auxiliá-lo na resolução de conflitos trabalhando tanto os aspectos emocionais quanto comportamentais, levando o cliente assumir as rédeas da sua vida, possibilitando a compreensão para lidar com questões que causam dificuldades no seu desenvolvimento podendo atender  a diversas faixas etárias, por meio de psicoterapia para o adulto e ludoterapia para criança. 

Já o coaching, por ser um processo, possui procedimentos definidos com começo, meio e fim. Utiliza ferramentas com validação científica que levarão o cliente dentro de um prazo pré-estabelecido, entre o profissional (coach) e o cliente (coachee), a atingir resultados num curto espaço de tempo. 

A psicoterapia possibilita o cliente conhecer melhor a si mesmo e gerenciar de forma autônoma e equilibrada todas as questões no que refere  a própria vida. O coach pode ser oriundo de qualquer ramo de atividade ou de qualquer área do conhecimento. O psicoterapeuta irá oferecer sua compreensão para lidar com as questões  trazidas pelo cliente, enquanto o coach por mais que cultive a empatia durante as sessões, orienta o coachee a desenvolver a competência de analisar o contexto e de encontrar as soluções por si mesmo. 

O coaching é uma assessoria pessoal e profissional que tem por objetivo potencializar, elevar a performance, alavancar carreira e elevar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida do cliente, grupo ou empresa. Do ponto de vista individual, o coaching gera benefícios como: autoconhecimento; autoestima; autoconfiança; mais qualidade de vida e menos stress; aprimoramento dos relacionamentos  e da comunicação interpessoal, além da capacidade de modificar comportamentos Improdutivos. 

No que se refere ao coaching no ambiente empresarial, entre os benefícios estão: maior satisfação com o trabalho; aumento dos resultados financeiros. redução de conflitos; melhoria da comunicação nos relacionamentos entre outros benefícios. Entre os diversos resultados que o processo de coaching proporciona, podemos destacar felicidade e realização com mais conquistas, plenitude, aumento de satisfação pessoal e profissional.  

No entanto, seja para o especialista em Psicologia ou para o Coach o objetivo é o desenvolvimento, o aperfeiçoamento, investimento para o conhecimento sobre práticas que possam ajudar no desenvolvimento do capital humano, possibilitando felicidade, realização e também desenvolver novas habilidades para uma vida mais satisfatória.