10/09/2018

Orientação Vocacional

7 - Orientacao Vocacional.jpg

Para muitos adolescentes a escolha profissional (carreira) é um momento de muitas dúvidas e inseguranças, a orientação vocacional pode ser um importante espaço para compreensão de si mesmo e das diferentes carreiras para que o adolescente possa construir seu projeto profissional de modo engajado, levando em consideração seus desejos, interesses e aptidões.

A orientação vocacional constitui-se de uma gama de tarefas que inclui o pedagógico e psicológico e tem como objetivo o diagnóstico que visa a investigação, prevenção e soluções de conflitos vocacionais. Os procedimentos buscam prevenir ou resolver os fatores implicados neste processo de orientação frente a situação de escolha que constitui um momento crítico de mudança na vida do adolescente. Estas dificuldades emergem principalmente entre os 15 e 19 anos, sendo os conflitos explicitados com mais clareza em relação ao mundo adulto. É de suma importância que o adolescente elabore os conflitos, ansiedades e inseguranças que normalmente experimentam em relação ao futuro.

Para fazer uma escolha consciente e conhecer os motivos que o levam a optar por esta ou aquela carreira, é preciso entrar em contato com a própria história. Na escolha profissional é preciso refletir sobre a carreira escolhida, no entanto os modelos familiares podem influenciar no momento da escolha, por isso o adolescente deve refletir sobre a aptidão para a escolha em questão, pois sem esse processo de maturação poderá enfrentar dificuldades na hora de exercer a profissão.

O autoconhecimento é indispensável para realizar uma escolha bem-sucedida, para tanto o adolescente necessita desenvolver serenidade para fazer os seguintes questionamentos: quem sou, o que quero e para onde vou? Esse processo da identidade garante um pouco mais de segurança na hora da escolha.