10/09/2018

Psicoterapia de Casal

11 - Psicoterapia de Casal.jpg

Trabalha as dificuldades no relacionamento afetivo e tem por objetivo diluir conflitos gerados na dinâmica do casal e a não manutenção destes conflitos.

A convivência a dois é uma tarefa árdua devido as diferenças de personalidade que cada um apresenta. A psicoterapia também proporciona ao casal a compreensão dos reais motivos que os levaram ao matrimônio, o que nem sempre fica evidente para ambos. Quando o casal ou uma das partes vê o casamento como meta de chegada depois de uma série de dificuldades espera, no mínimo, um final feliz como no conto de fadas. No entanto, quando o casamento começa a demonstrar sinais de desgaste o sofrimento é inevitável, pois o projeto de viverem felizes para sempre se encontra ameaçado.

As relações que no início eram prazerosas, já não o são mais. O individualismo começa a superar o que antes eram objetivos comuns. O que antes dava prazer, no presente se torna um peso a ser carregado e aquele sonho do casamento pode se transformar no pesadelo da separação.

A psicoterapia de casal pode auxiliar o casal na compreensão dos reais motivos que contribuíram ou estão contribuindo para o fracasso no relacionamento conjugal, com a identificação dos motivos o casal pode trabalhar em conjunto na superação dos obstáculos e sair fortalecido do sofrimento experimentado, seja no casamento, noivado ou namoro. O objetivo maior na terapia de casal é procurar junto com o casal desenvolver habilidades e ferramentas que poderão utilizar para compreender suas dificuldades e trabalhar em cima das mesmas, além de melhorar a relação tendo como base uma comunicação mais efetiva, identificar os objetivos comuns, desenvolver recursos não só para manutenção do compromisso, mas também de seu fortalecimento, trabalhar as diferenças individuais dentro do relacionamento, buscar entender as necessidades do outro e a valoração de cada cônjuge.