10/09/2018

Psicoterapia Familiar

12 - Psicoterapia Familiar.jpg

A terapia familiar destina-se a trabalhar os conflitos que bloqueiam a comunicação entre os membros da família, que surgem geralmente quando a família está passando por momentos de conflitos e desarmonia.

O foco da terapia familiar visa trabalhar o grupo, fazer resgate, construir pontes, desenvolvendo habilidades e possibilidades de diálogos que os auxiliem na resolução dos problemas, além de propiciar uma relação respeitosa e harmoniosa na instituição familiar, buscando melhorar a qualidade de vida dos membros que constituem este grupo.

A terapia abre espaço para trabalhar questões como: alcoolismo, dependência química, discordância no modelo educativo dos filhos, conflitos de geração, quadros depressivos, distúrbios alimentares entre outros.

A terapia familiar proporciona aos membros da família descobrir padrões disfuncionais de comportamentos que os levam aos conflitos ou a manutenção dos mesmos. Estes comportamentos podem contribuir para desenvolvimento de patologias, principalmente quando há crianças em desenvolvimento já que estas se encontram em fase de formação de identidade e personalidade. Quando as crianças ficam expostas as questões insalubres podem desenvolver sintomas como: stress infantil, depressão, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, ansiedade, medos, fobias, insegurança e baixa autoestima.

A terapia familiar vai atuar na reconstrução de valores pessoais positivos nas relações com filhos, assim como nas relações sociais e interpessoais proporcionando equilíbrio na organização da vida cotidiana.