10/09/2018

Psicoterapia Idosos

13 - Psicoterapia Idosos.jpg

Tem como finalidade o fortalecimento egóico, criar condições para que o idoso expresse conflitos em relação ansiedade, episódios depressivos, necessidade de adaptação ou reabilitação diante de uma doença ou condição de dependência, sexualidade, alcoolismo, perda de audição, perdas cognitivas, além dos medos gerados pela própria idade avançada.

É importante que a pessoa idosa aprenda a criar novas possibilidades para se permitir novas vivências apropriadas à faixa etária, fortalecer ou resgatar a autoestima pela troca de experiências e criar possibilidades para desenvolver projetos pessoais. A psicoterapia pode ainda trabalhar lutos relacionados as perdas ao longo da vida e em decorrência das modificações de papéis, tanto na sociedade como na família.

É sabido que qualquer fase do desenvolvimento humano exige adaptações, na velhice não é diferente, portanto é indispensável aprender a lidar com as mudanças e buscar novas ferramentas para enfrenta o novo. Nesse processo pode haver perdas e ganhos, porém se faz necessário para melhor qualidade de vida da pessoa idosa.