10/09/2018

Psicoterapia Infantil



A psicoterapia infantil tem por objetivo fornecer um espaço adequado onde a criança possa expressar suas emoções e conflitos por meio de atividades lúdicas. Assim como os adultos, as crianças também experimentam emoções que as levam ao sofrimento psicológico podendo desencadear sintomas como tristeza, raiva, angústia e agressividade que podem gerar quadros depressão e stress infantil.

Estes fatores afetam o desenvolvimento nas diversas esferas da vida da criança que não necessariamente apresentam problemas com baixas notas escolares, mas problemas emocionais e/ou comportamentais tais como déficit de atenção e concentração, agressividade, agitação ou passividade.

O psicólogo por meio da psicoterapia infantil (ludoterapia) com a técnica do brincar consegue ajudar a criança a expressar seus conflitos, enfrentar dificuldades, desenvolver habilidades no enfrentamento dos conflitos internos, além de interagir de maneira positiva com a família, escola, sociedade e na vida.

Todo atendimento infantil tem início com a avaliação psicológica para identificar a real demanda do atendimento, identificando os principais recursos que a criança possui e suas dificuldades. O processo de avaliação ocorre, em média, em quatro sessões.