É possível viver sem stress?

Nos dias atuais é difícil não falar sobre  stress, uma pesquisa realizada em 2012 apontava o Brasil como o segundo país com maior nível de estresse do mudo. Em 2017, o Instituto de Psicologia e Controle do Stress em uma nova pesquisa com 2.195 brasileiros e revelou que esses índices só pioraram nas diversas áreas da vida das pessoas afetando diretamente a qualidade de vida. Se levarmos em consideração os acontecimentos nesses últimos seis anos, fica evidente que esse nível piorou bastante.

O stress é uma consequência inevitável no processo de viver, sem o qual não haveria vida. É impossível imaginar uma  vida com zero de stress.

Capaz de causar doenças e de comprometer a qualidade de vida, o stress demanda um aumento na quantidade de energia consumida pelo organismo e produz reações químicas. Mas o stress não é doença e um pouco de stress é importante para que se possa produzir e até proteger-se em momentos de perigo, já que em situações de stress o organismo entra em estado de alerta ou quando surge a necessidade de adaptação a um evento ou situação de importância, este evento pode ser negativo ou positivo.

O stress é negativo quando em excesso e a pessoa ultrapassa os seus limites, esgotando sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e tem a energia mental reduzida, além disso a produtividade e capacidade  de trabalho ficam muito prejudicadas.

O stress ideal acontece quando a pessoa aprende a maneja-lo evitando o adoecimento, pois quando o estressor continua presente aí nossas dificuldades começam aparecer de fato.

As consequências do stress excessivo podem ser gastrite (podendo evoluir para úlcera), problemas de pele como: herpes, dermatites, urticária, psoríase,  vitiligo, hipertensão arterial. Também pode acarretar em envelhecimento precoce, depressão, ansiedade entre outros.

Vale lembrar que o stress pode ocorrer tanto de fonte externa quanto interna e é preciso estar atento aos sinais.

Fonte: O stress está dentro de você, Dra. Marilda Lipp
Instituto de Psicologia Controle do Stress